top of page

Terapias Complementares

  • Foto do escritor: Bianca Trevisan
    Bianca Trevisan
  • 26 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

O nome terapia alternativa vem aos poucos sendo substituído por terapia complementar, uma vez que este tipo de prática vem se tornando cada vez mais comum no Ocidente. A medicina tradicional oriental comprova o reconhecimento e o espaço que estes tratamentos vêm conquistando em muitos países ocidentais, inclusive no Brasil.

A acupuntura, por exemplo, apesar de já ser utilizada pelos chineses a 5 mil anos, conquistou finalmente seu reconhecimento pelo Conselho Regional de Medicina Brasileiro.

Cada vez mais e mais pessoas buscam auxílio nas terapias complementares para tratar de muitas situações de enfermidade causadas por desequilíbrios psicológicos e orgânicos, tão comuns ao homem moderno. Hoje, alguns destes tratamentos já podem ser encontrados no SUS ou em hospitais particulares.


ree

O que são as terapias complementares?


Terapias complementares ou medicina alternativa são tratamentos que focam o indivíduo de forma global, ou seja, físico, mental, emocional, espiritual e o meio ambiente, nada é analisado separadamente. O corpo é um organismo interligado e, portanto, não pode ser subdividido em partes independentes.

Entenda o que são algumas das principais terapias complementares:


ACUPUNTURA

Uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Sua base filosófica indica que esses pontos afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (chamados meridianos) que se espalham pelo corpo.


AROMATERAPIA

Utiliza óleos essenciais de folhas, flores ou madeira para amenizar sintomas e melhorar o bem-estar. Os óleos podem ser inalados, queimados ou espalhados pelo corpo.


CROMOTERAPIA

Baseia-se na ideia de que as cores (padrões de pulsação) têm efeito curativo abrangente. Os tratamentos envolvem alimentação, modo de se vestir, relação com o ambiente, além da visualização de cores para efeito terapêutico.


FLORAIS DE BACH

São essências florais diluídas em conhaque. Os mais conhecidos, os florais de Bach, foram preparados pelo médico inglês Edward Bach, no final do século 19, e são indicados de acordo com a personalidade de cada paciente, prometendo curar diversas doenças. 


FITOTERAPIA

Consiste na manipulação de plantas e ervas para a cura de doenças e redução dos sintomas. Prega que as plantas devem ser consumidas integralmente e não combinadas a substâncias químicas que realçam o efeito do princípio ativo, como na medicina ortodoxa.


FITOENERGÉTICA

Consiste em um tratamento realizado com chás, sachês, sprays e essências extraídos a base do princípio energético das plantas para cura das doenças da alma.


HOMEOPATIA

Inventada no século 18, é uma especialidade médica no Brasil, mas ainda não foi reconhecida como tal em países com tradição em medicina alternativa, como Canadá e Estados Unidos.


IRIDOLOGIA

Os praticantes da técnica afirmam que podem oferecer um diagnóstico físico, psicológico e emocional a partir da análise da íris.


ESCOLHA A SUA!

Comentários


bottom of page