Meditar um benefício maravilhoso ao nosso Ser!
- Rosana Amaral

- 11 de ago. de 2018
- 6 min de leitura

Fazer uma meditação pede apenas boa vontade, uma vontade que trará benefícios a sua mente e corpo. A respiração é o fator importante quando da meditação por isso, existem técnicas como dizem muitos professores e especialistas, e concordo, porém, vamos mencionar algo mais simples.
Estou aprendendo de uns tempos para cá que a vida tem que ser simples, existem técnicas para tudo e como fazer de tudo, e acho correto isso, as técnicas são para se ter organização, disciplina, postura, alinhamentos dos objetivos, aprendizados, experiências, conhecimento e muito mais. O que acredito que depois de tudo podemos sim, transformar toda técnica em algo simples de se entender, simplesmente isso... simples assim.
O Objetivo aqui é passar uma técnica base para quem tem interesse em praticar meditação, ou até mesmo para quem já pratica.
Vamos relacionar os pontos chaves, como a seguir:
1. Local e Momento – Escolher um local e momento é importante, pois quando estiver praticando meditação tem que sentir que ficará tranquilo, sem ser interrompido, sem que nada possa atrapalhar seu momento, distrações não ajudarão ter uma prática adequada e eficiente. Escolha um local que considere apropriado e que se sinta confortável.
2. Postura – A posição mais executada para prática da meditação é sentada com pernas flexionadas à frente (postura de lótus) ou sentado sobre os joelhos e pernas flexionadas para atrás (postura do Herói)porque a coluna é base por onde a energia circula, então, a coluna deve estar sempre ereta e em linha reta. Isso ajuda a relaxar o corpo e, portanto, torna mais fácil decorrer para um estado meditativo. Cuidado para não forçar as costas tentando deixá-las eretas demais, isso tem que ser natural, senão ficará desconfortável e começará a doer, a dar fisgadas e vai tirar complemente sua atenção, que é o fator importante na meditação. Se quiserem podem recorrer a uma almofada, desde tenha a parte de trás da almofada um pouco mais alta do que a parte da frente. Sua pélvis está então ligeiramente inclinada para a frente, o que realmente ajuda com a sua postura.
A postura ajuda para as técnicas de respiração corretas. Quando você está sentado a respiração vai fluir facilmente e livremente por todo o corpo. Isso tem um efeito muito calmante sobre a mente. Você vai descobrir através da meditação que há uma ligação muito estreita entre a sua respiração e a sua mente.
3 Respiração - A respiração é uma parte muito importante da prática. O objetivo é limpar a mente,concentrando-se puramente na sua respiração, não importando que tipo de meditação decide fazer.
Quando começar a se concentrar em sua respiração que comece com ela tranquila e calma. Comece também a afastar seus pensamentos principalmente aqueles que você pensa mais constantemente. A respiração começa a ajudá-lo a se sentir mais relaxado e revigorado.
Manter um ritmo com a respiração pode em primeiro momento achar difícil, não se preocupe, por vezes a mente pode criar impedimentos, mantenha-se calmo e continue a focar sua atenção na respiração e no momento presente. O corpo irá responder e começará a liberar o estresse e qualquer preocupação, tenha dentro de si que tudo está e ficará bem, isso deixa sua mente cada vez mais tranquila e suas emoções são amenizadas.
Sinta o ar quando inspirar, sinta essa energia entrando em suas narinas e interagindo com todo seu corpo, em respiração lenta. Se quiser se manter com essa respiração sem problemas, e se sentir à vontade de experimentar uma outra técnica simples também para iniciantes pode começar uma respiração de 8 tempos.
Inspire contando até 8, segure a respiração por um ou dois segundos e depois expire contando novamente até 8. Essa técnica fará relaxar cada vez mais enquanto estiver na prática. Se possível repita este processo de respiração três vezes, pois vai contribuir muito para seu Bem-Estar.
4. Hábito – Criar o hábito de meditar regularmente funciona melhor e é mais fácil mantê-lo a longo prazo. Encontre um horário que caiba em sua rotina, seja de dia ou de noite. Uma sessão diária de 15 a 30 minutos é uma boa opção. Se achar que é muito tempo, comece com uma sessão diária de 5 a 10 minutos. Muitas pessoas descobrem com o passar do tempo que seu tempo de meditação começa a ser expandir naturalmente.
5. Dicas – Mesmo que pensamentos queiram surgir em sua mente enquanto pratica a sua meditação não dê atenção a eles, sinta que seja o que for será resolvido e que tudo está bem em seu mundo.
Seu melhor momento é o agora, acredite nisso! E livre-se da expectativa de ter que alcançar certo ponto em cada meditação. Nunca force sua respiração, basicamente só tem que fazer o que sente mais confortável e natural. Com o tempo descobrirá outras técnicas de respiração que gostará mais de fazer, com as quais se adaptará mais, entretanto, deixe isso com o tempo que trará no momento certo, o seu momento certo, entende?
Uma música calma e suave pode facilitar e colaborar a entrar na pratica de meditação, escolha a música que sentir que terá esse efeito, como também em usar incensos ou óleos aromáticos se não houver nenhum problema com ‘cheiros’.
Lembre-se: A meditação é basicamente uma atividade de escolha pessoal. Depois de ter aprendido uma determinada técnica, conforme ela foi ensinada, sinta-se livre para experimentar adaptá-la às suas próprias preferências. Evite simplesmente seguir o que ouviu dizer ou leu, mas teste tudo com base em sua própria experiência e intuição para conhecer a verdade a respeito de você mesmo.
Benefícios básicos da prática de meditação
Efeitos da meditação no cérebro
- Como a pratica da meditação pode fazer baixar a pressão sanguínea, o corpo e o cérebro começa a relaxar, se tranquilizar e por isso, a meditação começa a treinar o cérebro a prestar atenção. Isso a diferencia de muitas outras formas de relaxamento que permitem que a mente divague à vontade. A atenção vai manifestar-se de várias formas, durante o resto do dia da pessoa que medita. Verificou-se, por exemplo, que meditação aperfeiçoa a habilidade da pessoa de captar sutis manifestações no ambiente e de prestar atenção ao que está acontecendo, em vez de deixar a mente dispersar-se. Essa habilidade significa que, dará mais atenção quando estiver conversando com alguém, por exemplo, vai estabelecer maior empatia e conseguirá captar melhor as mensagens ocultas que ela está transmitindo.
- A meditação com uma certa rotina consegue diminuir os níveis de ansiedade e apressa a recuperação de quem medita ante situações de estresse. Através do relaxamento corporal, os sistemas glandulares entram em operação plena para criar as condições necessárias para uma boa saúde. Além disso o estresse reativo desaparece ainda nos primeiros estágios da prática de meditação.
Saúde para o Corpo físico
- Alguns sintomas que são comuns hoje em dia como gripes, resfriados, dores de cabeça entre outros tem uma grande melhora com a diminuição significativa na recorrência dos sintomas citados com a pratica regular da meditação e consegue diminuir também a gravidade da hipertensão. Em pesquisa já se verificou que a meditação ajuda aumentar as defesas imunológicas contra tumores e vírus.
Desperta a capacidade interior
- A meditação também pode colaborar de forma preventiva, proporcionando tranquilidade e harmonia para lidar com as situações na vida, ela oferece um poderoso meio de despertar a capacidade interior das pessoas que a praticam a participarem da sua própria situação de cura física e mental.
Através de uma integração maior consigo próprio você percebe de onde vêm as suas emoções e se sente cada vez mais incentivado a mudá-las, a transformá-las trazendo o equilíbrio e harmonia para sua vida.
Mente Consciente e objetiva
- A mente quando em meditação se expande, e fica consciente de que nada pode abalar seu estado interior mesmo que perceba seus pensamentos e sentimentos, pois naquele momento a consciência está presente para que não se identifica com eles.
Além disso com sua percepção expandida passa a pensar com maior clareza e tomar decisões utilizando tanto a intuição como a razão em um equilíbrio ideal. Com a mente clara é muito mais fácil se concentrar e aprender o que quiser.
Medite e Seja Feliz
Talvez o efeito mais importante da meditação seja alcançar a paz interior, um refúgio onde você pode escapar da turbulência do dia-a-dia. O ser humano tem uma tendência natural para meditar, mas infelizmente colocam barreiras para realizar isso, o que é bem normal, no mundo como vivemos. É muito fácil arrumar uma desculpa para qualquer coisa que seja aparentemente estranha e desconhecida como é o caso da Meditação, muito embora, já estamos com muitas informações, escolas, cursos, livros sobre técnicas de como meditar.
Precisamos acreditar que é simples que podemos começar sem grandes técnicas como o descrito nesse informativo, a dificuldade não está em aprender as técnicas ou uma técnica, a dificuldade está na vontade de querer, porque não há nada que o ser humano não queria fazer quando se tem A Vontade!
Vontade de mudar, vontade de estabelecer novos aprendizados e experiências para sua vida, a meditação pode proporcionar tantas aberturas de portas que só quem mesmo já pratica sabe os muitos benefícios que ela atrai.
Crie seu Momento de Meditação!
Medite e Seja Feliz!
Gratidão
Paz e Luz!
Rô Amaral





Comentários