Refletir
- Rosana Amaral

- 22 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.

RELEGAR A PLANO SECUNDÁRIO O HÁBITO DE REFLETIR SOBRE AS TUAS ATITUDES É IMPRUDÊNCIA FRENTE À PRÓPRIA EVOLUÇÃO.
Ao enfrentar as dificuldades mantém a calma, não adianta dar vazão à irritação; pensa, pondera e trabalha interiormente para vencê-las.
O homem calmo reflete espiritualmente a tranquilidade em suas atitudes, no uso da sua inteligência. Toma ações com prontidão sem aderir aos impulsos, desejos e precipitações egocêntricas.
Não ajas intempestivamente! Pensa!
Não ajas por instinto! Reflete!
Usa a inteligência racional a teu favor; a melhor atitude deve ser função de um pensamento elaborado. Não basta cultuarmos bons hábitos negligenciando juízo correto do que se faz.
Agir sem refletir, pouco valor terá para tua evolução; o bom julgamento é decorrência da sabedoria que tiverdes conquistado, mas primordialmente da harmonia e de seu equilíbrio mental.
Sem paz há pouco discernimento ao pensar:
- A inquietude distrai e prejudica;
- a falta de humor obscurece;
- a tristeza restringe;
- a raiva, o ódio paralisam;
- a ambição ilude;
- a arrogância confunde;
- a inveja conspira;
- o orgulho limita
Enfim, os estados psicológicos egocêntricos são, muitas vezes, responsáveis por um nível de desarmonia íntima que favorece a manifestação do desequilíbrio emocional.
Interioriza e questiona o porque das tuas atitudes precipitadas. Se for sincero contigo, encontrará o espelho das tuas imperfeições. Reflete, autodescobrindo-te sem máscaras.
Desperta o ser consciente que habita em ti e encontrará a paz pelo entendimento do que deves ou não fazer.
A vida testará permanentemente a tua capacidade de agir harmonizadamente frente aos conflitos das relações:
- é o companheiro atormentado e impaciente que te provoca;
- é o cônjuge insatisfeito e exigente que se afasta;
- é o filho problema que te pede maior atenção.
Enfim, em todos os ambientes em que vive, será testado na capacidade de amar afetivamente, com paciência e compreensão, os que momentaneamente se transformam em problemas para ti.
Por mais que sinta paz, é fundamental refletir constantemente sobre as tuas ás tendências: a porção agressiva, a porção ciumenta, a porção vaidosa, a porção prepotente, enfim, a manifestação do ego exigente, que reage agressivamente frente à heterogeneidade da vida.
Se te encontra com equilíbrio espiritual, mantém a consciência de que poderás perdê-lo, caso não reflitas constantemente sobre tuas imperfeições.
Aproveita as oportunidades para realizar o bem, entretanto, não procures a glória do mundo te exaltando. Nada provém exclusivamente de ti mesmo.
Pratica a reflexão em todos os instantes da vida! Eleva seus pensamentos ao Criador! Com certeza encontrará as respostas que precisa.
Paz e Luz!
Gratidão
Rosana Amaral





Comentários